segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Movimento pelos livros em papel!

Não vou nem um bocadinho com os e-books, e também não gosto de imprimir pdf's e ler, aliás, acabo sempre por o meter no ecoponto e comprar o livro. Porque estas coisas não têm graça, não dão para olhar intensamente para eles quando se acaba nem marcar com etiquetas de roupa nem recheá-los com postits rosa.
Sou muito picuinhas com estas coisas, que sou, tenho alguns ódios literários de estimação, tipo Nicholas Sparks, que lança livros a uma velocidade impressionante e, segundo as pessoas que já leram mais que um, têm sempre histórias muito parecidas; odeio que me dobrem as páginas dos livros, logo eu que os empresto de tã boa vontade e que muitas vezes me esqueço de os pedir de volta, mas quando vêm, que não tenham essas coisas e nódoas de gordura.
Enfim, uma série de hábitos que pode estar em extinção se me mudarem tudo para aquelas tabletas que têm uma maçã na parta de trás e que dá para ler lá coisas. Este problema preocupa também alguns editores, que falarem esta semana numa reportagem da Visão, pessoas que trouxeram para Portugal nomes como Gabriel García Márquez (abençoada seja, ainda que eu leia os livros dele em espanhol).
Aconselho vivamente esta reportagem, não só porque eles, fofinhos, também gostam do livro à antiga (também é por uma questão económica, mas toda a gente precisa de se alimentar), porque falam nas diferenças que o mundo literário tem vindo a sofrer, porque explicam o que é que agora se vende e a procura de coisas, não de qualidade, mas sim do que as pessoas querem ler e um senhor de seu nome Nelsón de Matos diz uma coisa muito interessante: No passado, chamava-se "autores" a pessoas com José Cardoso Pires, Jorge de Sena, Herberto Helder... Hoje chamamos autor a um senhor da televisão que escreve um livro, a uma senhora que tem um programa de culinária.
Ah, a reportagem chama-se Editores Numa Encruzilhada.

2 comentários:

  1. "No passado, chamava-se "autores" a pessoas com José Cardoso Pires, Jorge de Sena, Herberto Helder... Hoje chamamos autor a um senhor da televisão que escreve um livro, a uma senhora que tem um programa de culinária."

    ISTO É TÃO CERTO

    ResponderEliminar

quaisquer palavras serão sempre bem recebidas ♥
(vou tentando responder a todos)